Livro que celebra os 300 anos de Minas será lançado no Sesc Palladium

Uma homenagem de grandes nomes da literatura e das artes plásticas aos 300 anos de Minas Gerais. Este é o livro Cheiro de Minas: 300 anos, organizado por Margareth Cordeiro Santana, e publicado pela Páginas Editora, que terá lançamento presencial no Sesc Palladium. O evento será realizado no dia 17 de dezembro, às 19h no Teatro de Bolso Sesc Palladium com presença de várias personalidades que participam do livro.


Na obra estão textos exclusivos que celebram o aniversário de Minas, como os dos poetas Sônia Rosa, Angela Leite e Edimilson de Almeida Pereira, e do criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa. O livro também recebeu diversas ilustrações de artistas consagrados como Ninfa Parreiras, Walter Lara, Semíramis Paterno, Rubem Filho, Santiago Régis, Lélis, Maurizio Manzo e muitos outros. A capa do livro é de Túlio Oliveira.


A ideia do livro surgiu há muitos anos, durante uma viagem da organizadora às cidades históricas de Ouro Preto, Mariana, São João Del Rey e Tiradentes, em comemoração ao aniversário da mãe. “Pensei que Minas precisa ser sempre celebrada, porém em datas comemorativas, e prometi a mim mesma preparar uma homenagem no tricentenário, passando a fazer anotações de tudo que lhe diz respeito, como fatos, casos, curiosidades, notícias atuais e do passado”, conta Margareth Santana, que trabalha como divulgadora de editoras brasileiras.


O título foi inspirado nas montanhas, paisagens, igrejas, fazendas, interior que exalam a fé e a religiosidade, os valores transmitidos de geração em geração, o cheiro de terra molhada, mato molhado, cafezinho passado na hora, acompanhado de um delicioso pão de queijo ou broa de fubá. O Cheiro de Minas: 300 anos se sente nas suas belezas naturais e arquitetônicas, nos seus lugares de tanta diversidade, na sua gente.


A obra, composta com a generosa participação de cada convidado, conta com poemas, contos, cordel, música, acontecimentos e relatos preciosos, feitos notáveis, raridades, desde a Fundação de Minas, em 1720, até os dias atuais. O livro tem poesia de Aline Pachamana, da etnia Puri, na Serra da Mantiqueira, originários do nosso Estado, textos e poesias marcantes de Diva Moreira, ativista social negra, do escritor e Frei Agostiniano, o espanhol Paulo Gabriel, o artista plástico italiano Maurizio Manzo, da alemã, nascida na Espanha e criada na Argentina, artista plástica social Anna Gobel, pessoas que adotaram Minas Gerais como segunda pátria. Cada um homenageia de uma forma especial.


Estarão presentes no evento de lançamento: Walter Lara, Madu Costa, Diva Moreira, Angela Leite, Luis Godim, Christian Coelho, Antônio Ruy Barreto, Magna Oliveira, Iriam Starling, Suzene Furtado, Maria Célia Nunes Borges, Pituxa, Claúdio Henrique Vieira e outros.


O livro já está em pré-venda na Páginas Editora e pode ser adquirido clicando aqui.

3 visualizações0 comentário

© 2017 Páginas Editora